29 de junho de 1917 – 13 de julho de 2005

Foi para a glória um arquivo histórico e bíblico da família Martins Lopes e Murbach. Um elo entre os séculos 19 e 21. - 29 de junho de 1.917 – 13 de julho de 2005.

Falecido no dia 13 de julho de 2005, as 20h30mn em Campo Mourão - PR, aos 88 anos o irmão Avelino Martins Lopes, o Tio Ico, pai do pastor Jônatas Martins Lopes. Era membro da Igreja Presbiteriana Renovada desde a sua fundação, presbiteriano de berço, filho e neto de evangélicos.

“Meu pai foi um dos fundadores, pioneiro das IPRs de Tapejara - PR e Canaã em Mamborê - PR”. Como profundo conhecedor da Bíblia foi um dos últimos a aceitar o avivamento, mas quando o Espírito Santo desceu sobre ele viajou pelo Paraná levando as boas novas aos parentes e amigos.

Assíduo leitor da Bíblia, principalmente do Antigo Testamento e do Apocalipse. Durante sua vida leu centenas de livros, repassando seus conhecimentos a todos que gostavam de ouvi-lo. Entre erros e acertos foram, conselheiro, amigo e pai exemplar. O irmão Avelino era tio e amigo do falecido presbítero Jessé Murbach.

Deixou a esposa Laurinda de Moraes Lopes, 4 filhos, 3 filhas, 3 noras, 3 genros, 19 netos, 12 bisnetos e muitos amigos.

Nos seus 14 dias de internamento, entre muitas dores, lúcido, pediu perdão à família pelos seus erros, glorificou a Deus e cantou alguns de seus hinos preferidos juntamente com a mamãe. “Tenho em meu Computador 40 letras de hinos e corinhos antigos que ele gostava de cantar, sozinho ou com a mamãe e pediu para que eu montasse um caderno destes hinos para ele, o que fiz com amor e está a disposição de quem se interessar”. Entre eles: “Escuta quando eu conto como foi que o meu Senhor”; “Atende a voz do meu clamor”; “Jesus é o caminho que vai para o céu”; “Quando a viagem acabar”; “Quando esta vida aqui terminar”; “De todas as terras”; “A Deus, a Deus meus amigos; já vou partindo...”.

Pastor Jônatas Martins Lopes. Filho