Doutrina Cristã

24-03-2011 11:27

TEXO: - I Timóteo 1: 1-12 (5). 

Introdução: - 

Transição: - 

Tema: - As doutrinas do cristianismo. 

1. Outra doutrina (v. 3) “Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinem *outra doutrina”. 

(*A frase tem origem na palavra grega heteros e significa Estranha, falsificada, diferente. 

Sete anos antes o apóstolo Paulo já advertia os presbíteros de Éfeso sobre os falsos mestres 

(At 20: 29-32) “Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho”. 

“E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós. Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele, que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados"”. 

Os pregadores de falsas doutrinas são movidos pela ambição, fama ou popularidade torcem as doutrinas dos apóstolos. 

Deixam para traz a moral, a decência e a modéstia, dando mais ênfase ao curanderismo e ao enriquecimento fácil. 

São movidos pela conquista do poder e da fama. 

Adulteram versículos para inventarem: A heresia do sal, do óleo ungido, da transmissão do poder por fotos, roupas, documentos; sopro, túnel do santuário... 

2. Doutrina que vem de Deus (II João 1: 10) “Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis”.  

Já neste caso, a palavra refere-se ao verdadeiro, genuíno.   

Esta doutrina se refere à Palavra inspirada.  

3. Doutrina do amor (I Timóteo 1: 5) “Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma consciência boa e de uma fé não fingida”. 

Amar a Deus e ao próximo é a nossa verdadeira doutrina (Provérbios 10: 12) “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões”. 

Quando amamos as pessoas, não vemos nelas, falhas, mas virtudes. (Cantares 8: 6) “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte”. 

4. Doutrina da pureza (v. 5b). 

 No primeiro sentido a palavra pureza fala de algo não contaminado, limpo, inocente, sem malícia.  

(Jó 8:  5-6) “Agora volte para Deus e ore ao Todo-Poderoso. Se você é mesmo puro e honesto, Deus virá logo ajudá-lo e lhe dará de novo o lar que você merece”. (BTLH). 

5. Consciência sem culpa 

(v. 5c) “e de uma boa consciência”.  

Boa consciência é agir sem culpa, com responsabilidade, é discernir bem o que agrada a Deus  

(At 24: 16) “Por isso também me esforço para ter sempre uma consciência limpa para com Deus e para com os homens”.

(I Tm 5: 22) “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro”. 

6. Fé não fingida

 (v. 5d) “e de uma fé não fingida”.  

A fé sem fingimento é uma fé inocente, fé sem hipocrisia.  

Fé que nos dá força para vencer, segundo (Hebreus 11: 33-34) 

“Os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos". 

(I Pedro 1: 7) “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo”.

Fim