SEM

20-04-2015 14:07

A Bíblia informa que Noé era da idade de quinhentos anos, e gerou a Sem, Cam e Jafé. Gênesis 5: 32. Entendemos aqui que os três filhos de Noé nasceram antes que ele completasse quinhentos anos e não que ele, Noé tinha quinhentos anos quando seus filhos nasceram, e sim, ao completar quinhentos anos seus três filhos já haviam nascido. “E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé”. A Bíblia na Linguagem de hoje diz: “Depois que completou 500 anos gerou...” E a Nova Versão Internacional – “Aos 500 anos, Noé tinha gerado Sem, Cam e Jafé”. Sendo assim seus três filhos nasceram ao longo dos 500 anos.

LONGEVIDADE DE SEM

Vamos fazer alguns cálculos.

Noé gerou a Sem, Cam e Jafé  antes de completar 500 anos. Gênesis 5: 32.

Gênesis 6: 7 e 8. - Nesta altura da história, quando Deus dá continuidade ao plano para destruir os seres viventes de toda a face da terra, os três filhos de Noé já eram adolescentes ou moços em idade o suficiente para o matrimônio, como se lê em Gênesis 6: 18. O versículo dez do capítulo seis de Gênesis reafirma o que já se registrou no capítulo 5: 32.

A idade media para geração do primeiro filho, registrada entre Gênesis 5: 9 a Gn 5: 21 é de *70 anos, (antes de Sem). Já a média encontrada no capítulo 11: 12 a 11: 24 é de *31 anos (depois de Sem).

Como a Bíblia registra que Sem tinha 100 anos quando gerou Arfaxade, dois anos depois do dilúvio (11: 10), então ao fim do dilúvio ele teria 98 anos. E, se se casou com 50 anos (média da soma de *70 + *31 / 2 = 50,5), a duração da construção da arca foi de + ou - 50 anos, ou, pela media dos *31 anos (pós Sem),  o tempo gasto por Noé e seus filhos foi de 67 anos. É provável também que Sem e sua esposa, bem informados que estavam quanto ao plano de Deus, tenha em comum acordo deixado a fecundação do seu primeiro filho para depois que o dilúvio chegasse ao fim e a estabilidade da vida na terra voltasse à normalidade.

O livro de Gênesis no capítulo 10, verso 30 diz que os descendentes de Sem teriam habitado uma vasta região no Oriente. Seus filhos foram: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã. Gn 10: 22. De acordo com a bíblia (principalmente Gênesis 11: 7 a 33), Sem não só alcançou Abraão como também viveu até a época de Isaque e Jacó.

Por Jônatas Martins Lopes - Escritor

Pastor da IPRB. Credencial nº 841

https://portaldoerudio.webnode.pt

Com a ajuda da Wikipédia, a enciclopédia livre.