VIDA CRISTÃ SAUDÁVEL

24-03-2011 10:46

TEXTO: I Tm 1: 1-7 [5]

INTRODUÇÃO: -

TRANSIÇÃO: -

TEMA: - Três requisitos para uma vida cristã saudável.

1. Um coração puro [Josué 24: 23] “Agora, pois, deitai fora os deuses estranhos que há no meio de vós: e inclinai o vosso coração ao Senhor, Deus de Israel”.

[I Samuel 13: 14] “Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o Senhor que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou”.

[Salmos 24: 4] “Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente”.

[Mateus 5: 8] “bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”.

[I Pedro 1: 22] “Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para caridade fraternal, não fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro”.

2. Boa consciência [Atos 24: 16] “E, por isso, procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens”.

A consciência é a faculdade que estabelece julgamento moral dos atos realizados.

Voz interior que nos diz se um ato ou um pensamento é certo ou errado – conforme: 

[Jó 27: 6] “À minha justiça me apegarei e não a largarei; não me reprova a minha consciência por qualquer dia da minha vida”.

[1 Timóteo 3: 9] “Conservando o mistério da fé com a consciência limpa”.

[Rm 9: 1] “Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo)”. 

A consciência do apóstolo Paulo estava concorde com o Espírito Santo. 

3. Ter uma fé não *fingida! 

Do Lat. *Fingere, inventar, fabular; imaginar, fantasiar; dar aparência; fazer crer o que não é; simular; imitar, arremedar.

O homem precisa ter convicção de sua conversão e assim terá uma fé viva em Jesus. 

O homem precisa ser santo;

Conhecer a santidade;

Viver em santidade.

“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti” [II Timóteo 1: 5].

“A fé não é manifestada pelos meus conhecimentos, mas pelo meu comportamento”.

 Pastorr Jônatas