HUMILDADE

17-09-2010 11:10

 

 1º. HUMILDADE. Grego. Praÿs, [singular]. – Humilde, ser Gentil, Atencioso, Meigo, - Brando, Dócil, Bondoso, Tolerante, Graciosidade.

Uma pessoa dotada de HUMILDADE transmite ação de: Amor – Amabilidade gentil e suave, - Assim, na Língua Portuguesa, Humildade e meiguice transmitem as mesmas características.

Segundo o Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento a palavra Praÿs citada acima é empregada para: Palavra branda, remédio, ações e sentimentos que acalmam; ação suavizante. Qualidade demonstrada por amigos em contraste com a violência que se espera da parte do inimigo.

A palavra HUMILDE deve ter surgido para contrastar a rigorosidade com que se executavam a lei pelos Juízes e reis aos seus opositores ou as pessoas que supostamente haviam violado a lei.

Neste caso a humildade seria o ponto de equilíbrio decente e inteligente na hora de se aplicar a lei não descarregando sobre ela o ódio e ou a ira, mas sim um julgamento justo e ao mesmo tempo compassível, de humano para humano.

O conceito da humildade se opõe à ira e a brutalidade aplicada pelo ódio.

A humildade representa os traços do caráter daqueles que têm nobreza em sua mente, daquele que se apega à sabedoria permanecendo meiga e sendo clemente na hora de fazer juízo de alguém.

Os filósofos gregos consideravam a humildade como uma virtude ideal e de alto valor.

Os tradutores da Bíblia LXX [septuaginta] fizeram uso de outras palavras gregas para juntar à HUMILDADE o significado de pobreza e aflição.

As pessoas pobres – Humildes de Israel, normalmente eram aquelas que não possuíam terras. Estas pessoas eram injustamente restringidas, deserdadas e privadas de seus direitos sendo vitimas de exploração, de opressão e de enganos, Salmos 40: 17.

Mas a Palavra de Deus revela que os humildes serão socorridos, Salmos 37: 11 e Salmos 34: 2 e 4.

No Novo Testamento existem outras interpretações para Praÿs. Entre elas me pareceu mais comum Tapeinos – HUMILDE (séc. V a.C.), interpretada como: Estar por baixo, significando, aqueles que não ocupam Posição Social, que não têm Poder, pessoa sem importância.

Uma pessoa que até se relaciona bem no meio social, que tem bom comportamento ético e religioso não diz exatamente que seja humilde, mas sim, uma pessoa despretensiosa, obediente.

A pessoa pode até se sujeitar, obedecer às regras da empresa em que trabalha ou as doutrinas de sua denominação por obrigação ou necessidade, mas não por ser humilde.

Em Jó, capítulo 5, versos 11 e 21 dão-nos a entender que a humildade é adquirida como fruto da experiência.

A humildade é a atitude correta diante de Deus, Tiago 4: 5 e 6; Tiago 4: 10; I Pedro 5: 6.

Conclusão.

HUMILDADE COMO QUALIDADE!

 

De modo geral, segundo o Novo Testamento, ser humilde não é ser pobre financeiramente ou até mesmo possuir algum tipo de bem material e levar uma vida pacata ou ser pessoa simples, mas sim, sua submissão a Deus e sem orgulho religioso.

A humildade é preciosa aos olhos de Deus e revela que quem a possuir será mais e mais abençoado e agraciado com os Seus cuidados; a humildade conserva a alma na tranqüilidade e contentamento, mesmo em meio às dificuldades diárias e gera a paciência e resignação nos momentos mais difíceis possíveis.

Pode-se defini-la como “um sentimento que leva a pessoa a reconhecer suas próprias limitações; modéstia; ausência de orgulho”. (“Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos”. Filipenses 2: 3; veja: Provérbios 18: 12).

A humildade é um sentimento de extrema importância no coração do homem que procura santificar-se, na realidade, sem esta evidência do caráter de Cristo, é impossível servir integralmente a Deus. 

 Autor:

Jônatas Martins Lopes - Pastor

 

2º. Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.

Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde, quem se vangloria da “humildade” mostra simplesmente que não a têm. Por humilde também se pode entender a personalidade que assume seus deveres, obrigações, erros e culpas sem resistência. Assim, se pode dizer que a pessoa ou indivíduo "assume humildemente o seu papel de amar ao proximo.

Este paragrafo foi extraído de:

Wikipédia, a enciclopédia livre