A CRIAÇÃO

20-04-2015 00:00

Deus se revela na Bíblia como ser infinito, autoexistente e criador de tudo o que existe. Nunca houve um momento em que Deus não existisse.

Moisés afirma no Salmo 90: 2 que: Antes que os montes existissem, e antes de começares a criar o mundo, tu és Deus eternamente, sem começo nem fim. (BLH).

Deus existe infinitamente antes de criar o universo finito. Ele já existia antes da criação do universo. Deus criou Adão e Eva. Deus criou tudo bom, perfeito e sem pecado.

O verbo criar, do hebraico bara se refere exclusivamente a uma atividade que somente Deus realiza, significando que, num momento específico, Deus criou a matéria e a substância, que antes não existiram. – haja. E tudo foi passando a existir!  Haja, vem do verbo existir, e que significa: Ocorra, aconteça, exista.

ü  Os seres racionais e irracionais devem a Deus sua existência.

ü  Deus tem direito soberano sobre toda a criação porque é seu criador.

ü  Num mundo em rebeldia, Ele reafirma esse direito oferecendo a redenção ao homem que criara.

(Gn 1: 3) Luz. No hebraico [luz] é or, e significa ondas de energia luminosa.

(Gn 1: 14) Luninares.  Hebraico, ma or, luzeiros, geradores e refletores permanentes das ondas de luz.

A PERFEIÇÃO NA ORDEM DA CRIAÇÃO.

  1. Luz, firmamento, terra seca, luzeiros.
  2. Peixes, aves, animais, homem.
  3. Bênção: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”. (Gênesis 1: 28).

A Constituição do homem

O relato da criação do homem começa em Gênesis 1: 26 e segue até o capítulo 2: 17 com a formação da mulher e o registro da história da ordem para não comer da árvore da ciência do bem e do mal e, a formação do jardim no Éden.

Duas formações distintas:

ü  A criação do homem (Gn 2: 7)

ü  O plantio do Jardim no Éden (Gn 2: 8).

Quando Moisés diz em Gênesis que o homem foi formado do pó da terra, Adamah em hebraico – literalmente da terra - é tirado, amassado e formatado por Deus dando origem e vida ao homem.

Moisés, ao relatar a História da Criação não se preocupou em detalhar a composição do homem - e sim, mostrar que ele foi feito alma vivente; e soprou em suas narinas o fôlego da vida. Gênesis 2: 7, em quanto que os animais, (primeiro os habitantes das águas) que apenas foi ordenado por Deus à produção deles sem a necessidade de soprar em suas narinas, visto que a ordem foi a produção de cardumes e bandos “Encham-se as águas de seres vivos, e sobre a terra voem aves sob o firmamento do céu”. Gênesis 1: 20 (NVI). “Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus”. Gênesis 1: 20 (VRC).

Já o ser humano foi criado uma única espécie (um. Adão), enquanto que os animais foram criados em grandes quantidades. “Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies”. Gênesis 1: 21.

Por tanto, não se pode negar cientificamente que o corpo do homem é feito do pó da terra, como também é certo que ele voltará ao pó de onde foi tirado. “todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó”. Eclesiastes 3: 20.

É interessante notar que a terra, ou seja, o solo, de onde o corpo humano foi extraído, tirado, é composto por quase todas as substancias que compõe  nossa estrutura.

CONCENTRAÇÃO TÍPICA DA SOLUÇÃO DO SOLO*

Elementos

Solos em geral / 10-3 mol L-1

Solos ácidos / 10-3 mol L-1

Nitrogênio (N)

0,16 – 55

12,1

Fósforo (P)

0,001 - 1

0,007

Potássio (K)

0,2 - 10

0,7

Magnésio (Mg)

0,7 - 100

1,9

Cálcio (Ca)

0,5 - 38

3,4

Enxofre (S)

0,1 - 150

0,5

Cloro (Cl)

0,2 - 230

1,1

Sódio (Na)

0,4 - 150

1,0

Fonte: (MALAVOLTA, 1976).

Nota: os elementos encontram-se no solo como componentes de substâncias, ou espécies químicas, tais como nitratos, fosfatos, íons Mg+2, íons Ca2+ etc.

A parte espiritual do homem teve o seu começo quando Deus soprou em suas narinas. O corpo é pó – o fôlego é espírito!

 

Por Jônatas Martins Lopes

Pastor da IPRB. Credencial nº 841

https://portaldoerudio.webnode.pt